História: Conteúdos dos Anos Iniciais
|
1º ANO
|
|||
|
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
|
|
|
|
|
|
2º ANO
|
|||
|
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
|
Eu e os outros
|
Cada pessoa tem uma história
|
O tempo não pára
|
O cotidiano
|
|
- Respeito às diferenças
- Minhas preferências
- As brincadeiras tem História
- Nome todo mundo tem um
|
- memórias vc se lembra?
- Objetos pessoais do passado
- imagens que contam a História
- documentos pessoais
|
- o tempo passa as pessoas mudam
- registrando a passagem do tempo
- A linha do tempo
|
- O cotidiano das crianças indígenas
- O dia a dia das crianças do passado
- As crianças e o trabalho
|
|
3º ANO
|
|||
|
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
|
Famílias
|
A vida em comunidade
|
Para medir o tempo
|
Meios de Comunicação e trabalho
|
|
- Cada pessoa tem a sua história
- cada família tem a sua História
- Minha família e de outras culturas
- O direito das crianças
|
- Escola
- Rua
- Bairro
- Cidade
- Serviços públicos
|
- linha do tempo
- Acontecimentos marcantes
- Quem é mais velho
- Quem é o mais novo
- Instrumentos para medir o tempo
|
- Transportes de ontem e hoje
- Trabalho e escravidão
- Trabalho em fábricas
|
|
4º Ano
|
|||
|
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
|
|
|
|
|
|
- O lugar onde vivemos
- A História do Bairro
- Os nomes das ruas
- Como surge o município
- História da formação de SJC
|
- Cidades Planejadas e não-planejadas
- Origem da população de SJC.
- Símbolos do município
|
- Atividades culturais, educativas, religiosas, saúde (instituições)
- Tipos de lazer
- bens e serviços públicos
- folclore do município
|
- Administração de SJC
- meios de comunicação
- meios de transporte
|
|
5º Ano
|
|||
|
1º Bimestre
|
2º Bimestre
|
3º Bimestre
|
4º Bimestre
|
|
|
|
|
|
|
- História e cultura afro-brasileira e indígena
- As navegações
- Chegada dos portugueses
- confronto de etnias
|
- Exploração do Brasil: pau-brasil
- Colonização: cana de açúcar
- Missões Jesuíticas: fundação de SP
- Entradas e bandeiras: exploração do ouro
|
- Família Real no Brasil
- A exploração do café – escravidão, movimentos e revoltas
- Independência
- Eleições
|
- A construção da identidade nacional- constituição
- Movimentos abolicionistas
- Idéias republicanas
- República/industrialização
|
Olá Paulo. Estou de olho no blog. Abraço.
ResponderExcluirAlvaro.
Olá Paulo. Também estou por aqui, qualquer novidade comento. Elisângela.
ResponderExcluir